SindEnfermeiro participa de nova reunião com secretários de governo

Publicada em 20 de dezembro de 2016

Situação do Hospital Regional de Santa Maria será normalizada ainda hoje, afirma secretário de saúde

O SindEnfermeiro participou, hoje (20), de reunião entre representantes sindicais do setor da saúde e os secretários de saúde e da Casa Civil, Humberto Fonseca e Sérgio Sampaio, respectivamente. Foi a segunda reunião conjunta entre as partes desde o início da gestão Rollemberg.

Durante o encontro, o SindEnfermeiro mencionou a situação do Hospital Regional de Santa Maria que, estava ameaçado de ter a Unidades de Terapia Intensivas (UTI) estagnadas, a partir da próxima quinta-feira (22), por falta de repasse à Intensicare, empresa que as gerencia.

“O hospital está a beira de um colapso. Tem 67 pessoas internadas nas UTIs e, se a secretaria não regularizar o pagamento, não sabemos o que acontecerá com estes pacientes”, explica Tarcísio Faria, diretor do SindEnfermeiro.

De acordo com Humberto Costa, secretário de saúde, cerca de 7 milhões foram pagos, na última segunda-feira (19). Humberto Costa ainda afirma que cerca de 10 milhões ainda serão pagos em dezembro deste ano, e o restante em janeiro de 2017. Com isso, a UTI do Hospital de Santa Maria, que é considerada a maior da América-Latina, não terá suas unidades de Terapia Intensiva fechadas.

“Os médicos vão receber e já se comprometeram a não parar. A Fazenda conseguiu os recursos e conseguimos fazer os pagamentos. Portanto, não haverá suspensão na UTI de Santa Maria”, explica o secretário.

A lavanderia do hospital também estava sob iminência de ser suspensa por falta de pagamento. O Governo do Distrito Federal (GDF) deve cerca de 9 milhões à empresa que executa o serviço da unidade. No entanto, o secretário de saúde afirmou que metade do pagamento será feita ainda hoje e o serviço, consequentemente, não será interrompido.

WhatsApp Image 2016-12-20 at 10.39.32 (1)

Concursados

Os sindicatos reivindicaram também a convocação de concursados. Segundo o secretário de saúde, as primeiras convocações serão feitas já em  janeiro de 2017. “Faremos duas nomeações. Uma no início de janeiro – em substituições às exonerações, e outra no final do mesmo mês – em função das aposentadorias”, confirmou Humberto Costa.

Insalubridade

Outra questão levada pelos sindicatos é a regularização de repasse do valor por atuação em áreas insalubres (enfermeiros não recebem o valor desde 2015).

“Nossa preocupação é colocar essa condição de saúde – o mais rápido possível – para o trabalhador e para o cidadão”, explica Dayse Amarilio, presidente do SindEnfermeiro.

De acordo com os secretário da Casa Civil, Sergio Sampaio, o impasse em torno do valor por insalubridade deve ser resolvido em breve.

Portaria 231

Durante a reunião também foi montada uma comissão para avaliar o andamento e as consequências da Portaria 231, que determina o cumprimento de carga horária dos servidores da assistência primária, nas UPAs e nos hospitais.

SINDICATO (1)

Também participaram da reunião representantes da secretaria de Planejamento do Distrito Federal. De acordo com os secretários, os encontros para avaliação e debate a respeito da saúde do DF devem acontecer, pelo menos, uma vez por mês.