Diretores do SindEnfermeiro DF participam de Seminário Nacional Contra a Reforma da Previdência

Publicada em 7 de fevereiro de 2017

Diretores do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participaram do Seminário Nacional Contra a Reforma da Previdência, promovido pela Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), no último sábado (4), em São Paulo. O seminário foi organizado em duas mesas de debates, que abordaram elementos centrais para a compreensão da Reforma da Previdência do Governo Temer,  projeto que retira direitos conquistados pelos trabalhadores.

Para os palestrantes, todos os governos atacaram, em alguma medida, a Previdência, mas é consenso que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, enviada pelo Governo Temer ao Congresso, pode representar o fim das aposentadorias.

WhatsApp Image 2017-02-07 at 09.41.07

A participação dos diretores do SindEnfermeiro-DF foi de suma importância, tendo em vista o compartilhamento de informações técnicas e políticas que contribuíram para o maior conhecimento  a respeito dos temas debatidos. Para o sindicato, é vital a participação em espaços de unidade de ação com outros sindicatos e movimentos sociais contra a Reforma da Previdência. Esclarecer, aos trabalhadores e às trabalhadoras, as conseqüências nocivas da reforma proposta pelo Governo Temer é mais uma prioridade para nós do SindEnfermeiro.

WhatsApp Image 2017-02-07 at 09.41.08

A Previdência é responsável pelo pagamento de diversos benefícios ao trabalhador brasileiro. Dentre eles, aposentadoria, salário-maternidade, salário-família, auxílio-doença e pensão por mortes. Essa Reforma da Previdência pode ser o fim de todos esses benefícios conquistados e garantidos através da Constituição de 1988.

Mesas de debate

A primeira mesa, com o tema de “A Seguridade Social é um direito; A dívida pública é um saque. Diga não à Reforma da Previdência!”, contou com a participação de Maria Lúcia Fattorelli, auditora fiscal e coordenadora da organização brasileira Auditoria Cidadã da Dívida; Sara Granemann, professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Vilson Antonio Romero, presidente do Conselho Executivo da ANFIP (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).

WhatsApp Image 2017-02-07 at 09.41.08 (1)

A segunda mesa, “Unidade de ação para barrar a Reforma da Previdência!”, teve como expositores Erika Andreassy do MML (Movimento Mulheres em Luta), Jorge Luiz Souto Maior, jurista e professor de Direito do Trabalho Brasileiro na USP (Universidade São Paulo), Roberto Parahyba de Arruda Pinto, presidente da ABRAT (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas) e Warley Martins, presidente da COBAP (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas).