SindEnfermeiro elege Delegados Sindicais

Publicada em 23 de fevereiro de 2017

Os Delegados Sindicais, que representarão o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) e a categoria, foram eleitos, em assembleia geral extraordinária, realizada na noite da última quarta (22).

Os eleitos defenderão os direitos da categoria, além de organizá-la em seu local de trabalho. Os delegados também serão o elo de comunicação entre sindicato e categoria, trabalhando, por exemplo, para a conscientização dos trabalhadores a respeito da sindicalização como instrumento de fortalecimento da enfermagem, no Distrito Federal.

Outra função a ser desempenhada pelo delegado sindical é a busca por soluções para questões individuais e coletivas identificadas em sua unidade. O auxílio na organização e a divulgação de eventos promovidos pelo sindicato também estão entre as atribuições dos eleitos.

O representante também pode vir a representar a diretoria do SindEnfermeiro (quando for designado) e participar de reuniões dos Conselhos Regionais de Saúde, com o objetivo de defender os direitos da categoria. “A gente tem direito a assento em todos os Conselhos Regionais de Saúde e nós estamos batalhando para ter acesso a todos eles”, confirma Dayse Amarilio, presidente do SindEnfermeiro.

4

De acordo com Dayse Amarilio, cursos de treinamento, qualificação e formação sindicais serão oferecidos pela instituição aos representantes eleitos. “Nós vamos investir em formação sindical. Não adianta você ser delegado e não ter ferramentas para lidar com as situações que são apresentadas nos locais de trabalho”, reforça Dayse.

Adriano Limirio, diretor do sindicato, chama a atenção para as circunstâncias atuais da Saúde no DF e lembra a importância do resgate da participação do enfermeiro, no movimento sindicalista. “Cada unidade de saúde tem a sua dificuldade. A precarização do serviço de saúde é tremenda hoje. Resgastar a figura do delegado sindical é uma oportunidade para as pessoas participarem das lutas e das conquistas. Os Delegados Sindicais são nosso elo de comunicação com a categoria”, explica.

1 (2)

Delegada Sindical de uma instituição privada sim

Luanna Castro, foi eleita delegada sindical da Fundação Sistel de Seguridade Social (rede privada). A enfermeira – que trabalhou na assistência privada de unidades como Santa Lúcia, Hospital Brasília, Santa Luzia e Santa Marta – explica o que motivou sua candidatura. “Eu venho com o engajamento político na minha categoria, desde a época de faculdade. Meu colegas sempre tiveram medo de assédio moral e perseguição. Mas eu não tenho medo de nada. A vaga de delegada tem tudo a ver com meu perfil. Eu não iria perder essa oportunidade”, conta Luanna. “Inclusive, estou em meio a um processo trabalhista contra um hospital em que trabalhei. Então, indiscutivelmente, eu teria que me candidatar como representante da categoria, na rede privada”, reforça.

Luanna Castro, delegada sindical, representante da rede privada de Saúde

Luanna chama a atenção para o empoderamento e a busca de conhecimento prático dos trabalhadores em relação aos aspectos que envolvem a categoria. “Precisamos nos empoderar. Não há emporamento suficiente hoje, até porque – às vezes – o trabalhador não conhece a legislação. É necessário buscar o aprofundamento e o conhecimento que o enfermeiro precisa para se engajar em causas da categoria”, lembra a delegada sindical.

“A gente nao pode deixar a coisa andar sem buscar as condições mínimas e dignas de trabalho. Não há isso na rede privada. Tem hospital que é só fachada. Você olha por fora e é aquela estrutura. Mas só quem está nesses hospitais sabe o que passa lá dentro”, conta, Luanna.

Juntos Somos Mais Fortes

Luanna Castro ainda reforça que o momento na enfermagem do Distrito Federal é único. Para a delegada, a nova gestão do Sindicato dos Enfermeiro veio para lutar efetivamente pelos direitos da categoria. “As pessoas não participam das reuniões e não eram sindicalizados porque a antiga gestão não tomava a frente. Eu, como delegada, vou ter força e coragem para buscar e provar a eles (enfermeiros) que esta gestão veio pra diferenciar realmente. Tenho que conscientizá-los da importância em unir a categoria”, conclui Luanna.5

* Em breve, divulgaremos a lista completa dos Delegados Sindicais eleitos