Nota de Esclarecimento

Publicada em 15 de março de 2017

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem a público esclarecer que não compactua com a edição feita na fala da nossa presidente, Dayse Amarilio, em matéria veiculada na última terça (14), pelo telejornal da Rede Globo, DFTV (2ª edição).

Ao abordar a notícia sobre a possível conversão do Hospital de Base em instituto e veicular a entrevista dada por Dayse Amarilio a respeito do tema, o DFTV – sob a perspectiva de seus editores – alegou que “os sindicatos de trabalhadores, como sempre, são contra” as medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal para a Saúde.

O sindicato esclarece e reafirma, mais uma vez, que sempre está à disposição da população, dos trabalhadores e dos gestores para contribuir nas iniciativas que trazem melhorias ao cidadão e ao servidor do DF. O SindEnfermeiro luta e dialoga sempre à procura da evolução da assistência prestada ao cidadão e também das condições de trabalho oferecidas aos servidores que – é importante lembrar – cuidam com toda a dedicação e profissionalismo da população, mesmo nas circunstâncias absolutamente inadequadas (oferecidas pela Secretaria de Saúde).

A respeito da possível conversão do Hospital de Base em instituto, o SindEnfermeiro acredita que a solução passe antes por fatores como a descentralização administrativa e financeira de todas as superintendências, para que todas as unidades tenham a autonomia  proposta ao Hospital de Base.

O SindEnfermeiro acredita que o instituto proposto para gerenciar o hospital, por si só, não resolverá os problemas das outras unidades e consequentemente, não solucionará as dificuldades encontradas na Saúde do Distrito Federal. O que, inclusive, contribuirá para sobrecarregar o Hospital de Base e consolidar o colapso da Saúde.

O sindicato também considera perigoso o fato de o conselho gestor do instituto não ser formado em condição paritária, e de o hospital possuir profissionais trabalhando sob dois regimes de vinculação diferentes (concursados e celetistas). Nos posicionamos contra contra o preenchimento de vagas de emprego de maneira deliberada, sem respeitar critérios de meritocracia.

No entanto, o sindicato se coloca à disposição, novamente, para contribuir e dialogar sobre o que for necessário para melhorar o atendimento ao cidadão e as condições de trabalho dos profissionais. Nós acreditamos que o espaço para discussão deve ser com sociedade e trabalhadores deve ser respeitado sempre pelos gestores da Saúde no DF.

Confira a matéria completa no link abaixo: