Em bate-papo, enfermeiros do Hospital de Base sugerem alterações em projeto de instituto

Publicada em 22 de março de 2017

Na última terça (21), o SindEnfermeiro esteve no Hospital de Base para um bate-papo com os servidores sobre a possível criação do Instituto Hospital de Base (IHBDF). O objetivo do encontro foi debater a proposta do instituto e ouvir as reivindicações dos enfermeiros do hospital a respeito do assunto.

O sindicato informou aos servidores que protocolará, quinta (23), junto à Câmara Legislativa, documento com propostas de emendas ao projeto de lei que estabelece a criação do instituto.

Dentre as propostas do sindicato e dos servidores estão o pagamento do limite de vencimento básico (para 40 horas) da secretaria aos enfermeiros e a fixação de um teto salarial para dirigentes.

O sindicato também irá solicitar a contratação de concursados já aprovados nos últimos certames e que, ao encerrarem a contratação desses aprovados, que o Governo realize um concurso específico para o instituto, nos moldes da Fundação Hemocentro.

IMG_8713

Diretores do SindEnfermeiro durante bate-papo com servidores do Hospital de Base

Paridade no Conselho Administrativo

O Sindicato dos Enfermeiros e os profissionais do Base reivindicam paridade no Conselho Administrativo do Instituto Hospital de Base (IHBDF). De acordo com o projeto de lei enviado à Câmara, o secretário será o presidente do conselho e o Governo ainda indica 4 componentes, além de escolher os 4 integrantes restantes, através de lista tríplice.

No entendimento do sindicato, esse formato não proporciona a igualdade dos assentos e, consequentemente, das tomadas de decisão do conselho. Por isso, o SindEnfermeiro e os servidores do Base solicitam que o Conselho de Saúde do Distrito Federal participe do colegiado que irá estabelecer as diretrizes do instituto. Além disso, o sindicato reivindica a retirada do Conselho Regional de Medicina (CRM) do grupo. Para o sindicato, o CRM não deve ocupar um assento, sendo o único representante de categorias. Como sugestão, o SindEnfermeiro solicita que o assento seja ocupado por uma pessoa indicada pela Comissão de Saúde da Câmara Legislativa.

A garantia da participação do trabalhador e do Conselho de Saúde na elaboração do regimento interno, do estatuto e do contrato de gestão também uma das solicitações que também inclui a determinação da área de atuação do instituto pela Secretaria de Saúde, e não pela própria instituição.

IMG_8728

Bate-papo entre o SindEnfermeiro e servidores do Hospital de Base