78ª Semana Brasileira de Enfermagem é aberta oficialmente no DF

Publicada em 12 de maio de 2017

Nessa sexta (12), data em que celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro, entidades representantes da enfermagem realizaram a abertura oficial da Semana Brasileira de Enfermagem, no Distrito Federal (DF). O evento, que contou com a participação do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) aconteceu na sede da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-DF).

Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro, destacou pesquisa, realizada em 2014 – pela empresa internacional de recursos humanos, Pay Slade – que aponta o enfermeiro com o profissional com a maior capacidade de transformação social. “O enfermeiro é um profissional que educa para mudar e se envolve, profundamente, com seu paciente e com as questão de promoção da saúde. Quando treinamos orientamos e aconselhamos a população de práticas para prevenção contra dengue e DST (Doença Sexualmente Transmissível), por exemplo, mudamos as práticas e trabalhamos a vulnerabilidade. Isso é modificar o contexto e a saúde de onde estamos inseridos”.

_MG_0790

Dayse também chamou a atenção para as causas políticas como a Reforma Trabalhista, proposta pelo Governo Federal, em que direitos dos trabalhadores estão ameaçados. A presidente destacou que o sindicato dos enfermeiros busca resgatar o sindicalismo social, trabalhando para que, através da formação e do engajamento da categoria, as mudanças positivas aconteçam na sociedade.

Com o início marcado pela homenagem à pioneira da enfermagem, Florence Nightingale, a solenidade de abertura da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem contou ainda com o lançamento do livro de cordel “Sai pra lá com essa OS. Onã recitou poesias de sua autoria, acompanhada do diretor do SindEnfermeiro e violeiro, Tarcísio Faria. Houve também, palestra da conferencista e enfermeira sanitarista, Arindelita Arruda Neves, além do lançamento do concurso fotográfico “Boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”.

Além do SindEnfermeiro, a Mesa de abertura contou também, com representantes da Associação Brasileira e do Conselho Regional de Enfermagem, da Secretaria de Saúde e do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, além de representante da faculdade de enfermagem, Unyleya.