HFA homenageia enfermeiros e celebra Semana Brasileira de Enfermagem

Publicada em 17 de maio de 2017

Na manhã dessa quarta (17), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou da abertura de evento, realizado pelo Hospital das Forças Armadas (HFA), em celebração a Semana Brasileira de Enfermagem. Profissionais foram homenageados pelo comando do hospital, onde acontecem palestras e cursos voltados à enfermagem até o próximo dia 20.

Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro saudou comando e funcionários do HFA. “É uma grande alegria estar aqui. O HFA é um hospital de muita referência em Brasília. Dayse destacou a importância do enfermeiro e as funções social e trabalhista do sindicato, colocando a instituição à disposição dos enfermeiros que trabalham no hospital. “O profissional de enfermagem é o elo de toda a equipe de saúde. E ele muda o ambiente em que está inserido. A função do sindicato é mudar o meio social para poder dar condições melhores e mudar essa sociedade, através da categoria. É isso que queremos fazer. E é por isso que o sindicato se coloca à disposição de toda a parte técnica e de enfermagem do HFA”, disse Dayse.

_MG_1243

O Comandante Logístico do HFA (que funciona desde 1962), general Paulo Sérgio Nogueira chamou chamou a atenção para a magnitude do hospital e para a importância da celebração da Semana da Enfermagem. ”O HFA tem um efetivo aproximado de 2.600 servidores – entre civis e militares das 3 forças -. Circulam por aqui, diariamente – servidores, pacientes, familiares e visitantes – entre 6 e 7 mil pessoas. Nessa semana da enfermagem, é muito importante, para nós, discutir sobre um dos mais importantes segmentos do hospital, com palestras que vêm acrescentar e ajudar a melhorar as práticas do Hospital das Forças Armadas”, destacou o general.

Paulo Sérgio também lembrou a dedicação integral da enfermagem ao paciente. “É o enfermeiro quem cuida do doente. Médico é muito mais técnico. Resolve sumariamente a consulta, a cirurgia, o procedimento e, depois, fica na mão de vocês. Vocês, é que vão ajudar a curar esse paciente”, disse.

_MG_1214

O diretor técnico de Saúde do hospital, brigadeiro e médico, Marcos Vieira Maia, destacou a relevância do contingente de enfermagem, lembrando os mais de 700 funcionários da área que trabalham no hospital. “É um exército de excelentes profissionais. A enfermagem é quem mais cuida e tem contato com o paciente. Daí a importância de registramos esse ponto”, lembrou.

Além do SindEnfemeiro, do comando e da diretoria do Hospital das Forças Armadas, participaram da Mesa de abertura da Semana da Enfermagem do HFA, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF).

_MG_1221

_MG_1292