GDF anuncia nomeação de 137 enfermeiros

Publicada em 17 de outubro de 2017

No entanto, SindEnfermeiro manterá esforço por novas convocações

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou, nessa terça-feira (17), a nomeação de 137 enfermeiros para a Secretaria de Saúde (SES). De acordo com o governador, as nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) até o fim desse mês de outubro. O GDF ainda confirmou que os novos servidores devem tomar posse em um prazo de até 30 dias, após a publicação no Diário Oficial.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, chama a atenção para o número ainda distante da necessidade constatada na assistência. “Essas nomeações são positivas, mas é muito pouco diante do déficit, que é em torno de 1.700 enfermeiros”, lembra Dayse.

Dayse destacou ainda que o SindEnfermeiro tem “reiterado as solicitações para que a SES estabeleça um prazo para novas nomeações” e amplie as 40 horas, ao invés de investir em horas-extras. “A gente tem batalhado na retirada das horas-extras para que os concursados sejam chamados. Além de buscar a ampliação das 40 horas, principalmente em pontos estratégicos, como os de Estratégia Saúde da Família, emergências e no que diz respeito a abertura de leitos de UTI”, diz.

A presidente do SindEnfemeiro também lembrou que, com a saída do GDF do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o sindicato aumentou as cobranças pelas nomeações, tendo em vista que, na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) proposta pela Câmara Legislativa (CLDF) para 2018, consta o número de 500 enfermeiros a serem chamados. “O sindicato vai fazer toda a pressão necessária para que, em 2018, a gente consiga chamar mais enfermeiros. Brasília precisa de mais enfermeiros, na assistência. A população e a saúde precisam”, afirma Dayse.