No Senado, SindEnfermeiro-DF participa de debate sobre regulamentação das atividades em “home care”

Publicada em 4 de maio de 2018

Na última quinta-feira (3), os diretores executivos do SindEnfermeiro-DF, Tarcísio Faria e Márcio da Mata, participaram de audiência pública, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, sobre a regulamentação das atividades dos profissionais de enfermagem, nas cooperativas ou home care (cuidado domiciliar).

Durante a audiência foram discutidos problemas na organização das cooperativas, como irregularidades na contratação dos profissionais, jornadas semanais de mais de 70 horas, remunerações baixas e plantões sucessivos.

Foto: Agência Senado

O senador Hélio José (Pros-DF), autor do requerimento para a audiência pública, afirmou que apresentará projeto de lei com o objetivo de regulamentar a atividade, impedir abusos e valorizar a categoria. O parlamentar também anunciou a criação de um grupo de trabalho com representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores em home care para estudar mudanças na legislação.

Além do SindEnfermeiro-DF, estiveram representados, na audiência, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Federação Brasileira dos Profissionais de Enfermagem e Organização das Cooperativas Brasileiras.