INTEREnf, disputa esportiva reúne enfermeiros e estudantes de enfermagem do DF

Durante três dias enfermeiros, estudantes e professores competiram entre si em cinco modalidades esportivas diferentes.

Publicada em 11 de junho de 2018

Por: Marcelo Tobias

Promover a prática esportiva e integração entre os estudantes de enfermagem do Distrito Federal, essa foi a intenção do primeiro Campeonato entre Associações Atléticas de Enfermagem (INTEREnf) do DF, que contou com o apoio do SindEnfermeiro. Durante os dias 08 e 10 de junho – sexta, sábado e domingo, o Clube da Saúde sediou o evento que contou com a participação de cinco atléticas de enfermagem, além de uma equipe formada por integrantes do SindEnfermeiro-DF.

Nesses três dias, os estudantes participaram de competições esportivas e festas. Tudo isso em prol da união e entrosamento entre os alunos das cinco instituições que estiveram presentes.

O diretor executivo do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, ressaltou a importância da ação, não só para os estudantes, mas para toda a categoria da enfermagem. “Esse é um evento que vai para além das questões políticas, econômicas e trabalhistas da categoria. É um momento de lazer, que no final de tudo, faz com que aconteça uma grande integração entre todos. ”, afirmou Jorge.

Mas o que são Atléticas?

As Associações Atléticas são as entidades que promovem e coordenam a parte esportiva de um curso. Elas organizam treinos e campeonatos em diversas modalidades esportivas. As Atléticas – como são conhecidas, também são responsáveis pela integração e interação dos alunos dos cursos por meio da organização de festas e na confecção e comercialização de produtos do seu curso (canecas, camisetas, etc).

As Atléticas também são conhecidas por suas baterias, onde seus integrantes tocam instrumentos de percussão e animam competições e eventos dos quais participam.

Durante os três dias de INTEREnf, aconteceram provas de basquete, futsal, handebol, natação e vôlei. As modalidades foram disputadas pelas associações atléticas da Universidade de Brasília (UnB), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Universidade Paulista (UNIP), Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC), além do time formado pelo SindEnfermeiro-DF.

Interação e acolhimento

“Não conhecia ninguém, nós – da UNIP – viemos em um pequeno grupo e de repente todo mundo estava integrado. Nós precisamos disso não apenas aqui, mas em todas as ocasiões, como no hospital ou em qualquer outro tipo de ambiente da enfermagem ”, apontou a estudante Larissa de Oliveira da UNIP.

Para Daniel Cavalcante, estudante do UniCEUB, um dos momentos mais marcantes do evento foi a união dos estudantes com o Sindicado. “Isso demonstra a harmonia da categoria, mostra que a enfermagem é sim unida, diferente do que as pessoas pensam”, disse.

E contrariando as expectativas, o time de vôlei feminino do SindEnfermeiro, foi o destaque da competição. Mesmo com uma integrante a menos, a equipe levou a medalha de ouro para casa, derrotando o time da UnB, então favorito.

No domingo, último dia de evento, foram disputadas as finais de handebol, futsal e vôlei. Além disso, foram entregues as medalhas aos campeões de cada modalidade e o troféu à instituição que ficou mais vezes em primeiro lugar. Título levado pela Enfurecida, Atlética da UnB, que das dez modalidades que disputou, ficou oito vezes em primeiro lugar.

Confira aqui os campeões de cada modalidade:

Futsal

Posição                                 Masculino                             Feminino

1º lugar                                  UnB                                        FACIPLAC

2º lugar                                  FACIPLAC                            ESCS

3º lugar                                  ESCS                                     UnB

Handebol

1º lugar                                  UnB                                        UnB

2º lugar                                  ESCS                                     ESCS

3º lugar                                  SindEnfermeiro-DF             FACIPLAC

Basquete

3º lugar                                  ESCS                                     UniCEUB/UNIP