NOTA: Remoção arbitrária de enfermeiros do IHB-DF

Publicada em 10 de julho de 2018

Foto: Fernanda Ferreira

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) se encontrou ontem, (09/07), com representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o com o diretor de recursos humanos do Instituto Hospital de Base (IHBDF) para discutir a remoção dos servidores daquele instituto para a secretaria.

Nesse sentido, o SindEnfermeiro defende que somente a nomeação de aprovados irá suprir a carência que existe em toda a Secretaria de Saúde. Nós entendemos que as remoções são arbitrárias e trazem prejuízos para a sociedade e para os servidores em vários sentidos, sendo que não houve sequer tempo hábil para os servidores se organizarem.

Estamos atuando em demanda judicial para reverter a remoção, e em processos semelhantes, o judiciário já se posicionou no sentido de que não há qualquer vedação em promover a mudança de lotação, de ofício, em virtude da necessidade do serviço, porém as razões devem estar transparentes.

As referidas remoções estão vinculadas às justificativas frágeis por parte da Administração Pública, e atingiram tanto aqueles que optaram por ficar após a conversão do HBDF em instituto, como aqueles que solicitaram a remoção para determinado local, mas foram lotados em outro.

Mais uma vez o SindEnfermeiro-DF se posiciona no sentido de que as remoções são prejudiciais e merecem ser revertidas, ou que os servidores sejam ouvidos para indicarem em qual local pretendem trabalhar. Durante o encontro, nos comprometemos a realizar o levantamento de todos os enfermeiros prejudicados com as remoções e realizar diligências para reverter o quadro.

Repudiamos veementemente a postura adotada pela SES-DF e pelo IHBDF, e deixa claro que não aceitará qualquer tipo de remoção arbitrária de enfermeiros.

Estamos realizando diligências junto ao GDF e ao Instituto Hospital de Base no sentido de evitar prejuízos à categoria, e deixamos claro que, se você enfermeiro que foi removido arbitrariamente se sentir injustiçado, procure o Departamento Jurídico do SindEnfermeiro, através do telefone 3447-9697, para orientações.