SindEnfermeiro foi à Sobradinho apurar denúncia de assédio contra enfermeiros

Publicada em 26 de julho de 2018

Texto: Marcelo Tobias

Fotografia: Fernanda Ferreira

A diretoria do SindEnfermeiro esteve na última quarta (25), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho e no Hospital Regional de Sobradinho (HRS), para apurar denúncias de assédio e a remoção dos enfermeiros da UPA para o HRS. Alcir Oliveira, gestor da UPA de Sobradinho, informou ao SindEnfermeiro que a remoção dos enfermeiros é temporária e garantiu que em agosto, os 24 enfermeiros que foram removidos para o HRS voltarão para a UPA.

Assédio e remoções

Questionado sobre as denúncias de que os enfermeiros da UPA deslocados para o HRS estariam sendo vítimas de assédio no hospital, Alcir afirmou que estava acontecendo uma dificuldade entre as equipes trabalharem juntas, mas que, no entanto, a gerência da UPA e a gerência do HRS trabalharam em conjunto para que a situação acabasse e as falhas de comunicação corrigidas.

Sobre a remoção dos enfermeiros, o gestor da UPA assegurou ao SindEnfermeiro que a lotação dos servidores daquela unidade não será modificada e logo que os médicos aprovados no último concurso da Secretaria de Saúde forem nomeados, os enfermeiros voltarão à Unidade de Pronto Atendimento.

Conversa com os profissionais

Naquele mesmo dia, os diretores se reuniram com enfermeiros da UPA e do HRS, a fim de verificar se as condições de trabalho realmente tinham melhorado. Segundo conversa com aqueles profissionais os problemas entre as duas equipes – enfermeiros da UPA e enfermeiros do HRS – tinham se minimizado.

Lutar por condições de trabalho dignas e pela valorização dos enfermeiros é uma bandeira pela qual o SindEnfermeiro jamais deixará de lutar. Visitas nas unidades de saúde e apuração de denúncias são algumas das ações que a atual gestão sindicato vem desenvolvendo.

Enfermagem, a conquista é sua, a luta é nossa!