SindEnfermeiro foi à Ceilândia fiscalizar condições de trabalho de enfermeiros

Publicada em 1 de agosto de 2018

Texto: Marcelo Tobias

Fotografias: Fernanda Ferreira e Marcelo Tobias

A diretoria do SindEnfermeiro esteve nesta terça (31), no Hospital Regional da Ceilândia (HRC) e nos Centros de Saúde Nº 3 e 4 da cidade, para fiscalizar e verificar as condições de trabalho dos enfermeiros daquelas unidades de saúde.

No HRC o Sindicato recebeu a informação que os enfermeiros do hospital estavam sendo convocados a cumprir uma parte da sua carga-horária no acolhimento e classificação de riscos situação essa, que causou desfalque e sobre carga nos outros setores.

Treinamento comprometido

Os profissionais fizeram um curso de acolhimento e classificação de risco, mas, no entanto, por conta da falta de pessoal, os enfermeiros não tiveram supervisão na parte prática do treinamento. Essa situação dificultou a rotina do setor e causou mais déficits nas outras áreas do HRC e sobrecarga nos servidores.

Durante a visita, os diretores conversaram com os enfermeiros e com o gerente de enfermagem do hospital, Vanderson Rodrigues, e apontaram uma saída para o impasse: que fosse feito um levantamento dos profissionais que desejassem compor a equipe de acolhimento e classificação de risco.

“Esse tipo de levantamento ajuda a padronizar as ações do setor, fazendo com que tenha uma maior efetividade na assistência”, ressaltou a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio.

Ficou acordado que Vanderson faria esse levantamento e reestruturaria a escalas dos enfermeiros levando em conta os profissionais que quisessem compor a equipe.

Conversa com os profissionais

O SindEnfermeiro está em contato com os enfermeiros e fazendo uma série de visitas na assistência primária, secundária e terciária do Distrito Federal. A visita reiterou uma realidade que o sindicato já havia mostrado: o déficit enorme de profissionais na saúde, além da dificuldade de ligação da rede com a referência, fazendo com que os pacientes fiquem peregrinando em busca de atendimento e os servidores fiquem sobrecarregados, aumentando o absenteísmo, o que torna ainda maior o déficit, criando um ciclo vicioso.

Lutar por condições de trabalho dignas e pela valorização dos enfermeiros é uma bandeira pela qual o SindEnfermeiro jamais deixará de lutar. Visitas nas unidades de saúde e apuração de denúncias são algumas das ações que a atual gestão sindicato vem desenvolvendo.

Enfermagem, a conquista é sua, a luta é nossa!