Nota de esclarecimento: Hospital São Mateus

Publicada em 19 de outubro de 2018

É de conhecimento do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, que profissionais de enfermagem do Hospital São Mateus estão sofrendo perseguições após terem denunciado atrasos e as péssimas condições de trabalho na instituição e que inclusive, alguns trabalhadores não fazem mais parte do quadro de funcionários do hospital.

Em setembro, o SindEnfermeiro esteve no hospital para apurar denúncias de que os enfermeiros da instituição estavam com o salário, ticket alimentação e vale-transporte atrasados há três meses. Chegando lá a situação era ainda pior: os enfermeiros sequer tinham insumos básicos para realizarem procedimentos de baixa complexidade, além disso, o local para repouso e a copa para alimentação eram no mesmo espaço.

Depois de constatar todas essas irregularidades, o departamento jurídico do SindEnfermeiro-DF denunciou os fatos à Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e ao Ministério Público do Trabalho (MPT). O MPT recebeu as denúncias e notificou o hospital para que ele preste esclarecimentos. Outros órgãos foram notificados para averiguarem as denúncias feitas pelo SindEnfermeiro.

Os trâmites legais exigem tempo para que os órgãos competentes apurem todas as denúncias feitas pelo sindicato. Porém, serão eficazes e definitivos. Atuaremos até que a situação seja resolvida definitivamente. Vale ressaltar também, que as ações estão sendo ajuizadas em nome do Sindicato e não envolvem, nem citam em momento algum, nenhum trabalhador do hospital.

Nos próximos dias acontecerá uma audiência entre representantes do hospital e os advogados do SindEnfermeiro. Nosso maior interesse é garantir o bem-estar e condições dignas de trabalho os enfermeiros de quaisquer instituições