Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

SindEnfermeiro e entidades da saúde escolhem nomes do possível secretário da SES-DF para negociarem com novo governador, Ibaneis Rocha

Publicada em 6 de novembro de 2018

Na última segunda-feira (05/11), aconteceu o terceiro encontro de planejamento, estratégias e ações para a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). A reunião contou com a presença da presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, dos diretores do sindicato e representantes de entidades ligadas à saúde. Durante a reunião foram levantados cinco possíveis nomes de candidatos ao cargo de secretário de saúde do Distrito Federal. O deputado distrital, Jorge Vianna (PODEMOS) também participou do encontro.

Para chegar nesses critérios as entidades levantaram alguns aspectos que deveriam ser considerados para a escolha dos candidatos, entre eles: ser servidor da SES-DF, ter experiência em gestão, inclusive orçamentária, dialogar entre as categorias, manter a mesa de negociação do SUS aberta e possuir boa interlocução entre Legislativo e trabalhadores.

Os cinco nomes levantados foram: Adriano Ibiapina, médico do HRAN, Gilney Guerra, enfermeiro e diretor do Conselho Federal de Enfermagem, Gutemberg Fialho, médico, presidente do Sindicato dos Médicos do DF e candidato a deputado distrital nas últimas eleições – com mais de 13 mil votos, Leonardo Esteves, secretário de saúde de Valparaíso de Goiás e João Eudes, farmacêutico e vice-presidente da Associação dos Especialistas em Saúde do DF.

Após consenso das entidades representativas, foi realizada votação onde cada categoria indicou três nomes, fechando uma lista tríplice. Os escolhidos foram Gilney Guerra, Gutemberg Fialho e Leonardo Esteves. O próximo passo é construir em conjunto com cada membro da lista planos de governo e propostas de gestão para a secretaria.

“A intenção é usar a abertura que o governador deu durante a campanha, a abertura para participarmos do governo. De levantarmos os problemas e juntos buscarmos uma solução para a população e para os trabalhadores. Queremos construir juntos uma solução para o caos que está!”, disse Dayse Amarílio.

A ideia é levar os nomes dos escolhidos e suas propostas ao governador eleito Ibaneis Rocha, para que ele avalie o perfil de cada membro da lista tríplice. Durante sua campanha, Ibaneis afirmou estar aberto e compromissado em dialogar com as entidades representativas.