SindEnfermeiro visita UPA de Ceilândia para apurar condições de trabalho

Publicada em 26 de novembro de 2018

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) esteve, na última quinta (22), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, para averiguar as condições gerais e de gestão de pessoal dentro da unidade. Na visita, estiveram presentes o diretor executivo do SindEnfermeiro, Marcio da Mata, o diretor jurídico, Sérgio Lima Gonçalves e os advogados do departamento jurídico do sindicato.

Os diretores se reuniram com a gerente-geral da UPA, Vilma Lobo, que relatou as dificuldades da equipe na prestação do atendimento, especialmente quanto à estrutura física da unidade – que se encontra sucateada, e do estresse acumulado da equipe, que tem sofrido com o déficit de pessoal.

Durante a reunião, foram feitos questionamentos sobre relatos de assédio moral por meio das redes sociais e o veto à realização de Trabalho em Período Definido (TPD) fora da unidade. Segundo a gestora, os profissionais não estão proibidos de realizar a TPD em outras unidades, porém, a política adotada é de priorizar o cumprimento dentro da própria UPA, em vista da carência de servidores.

Ainda de acordo com Vilma, a unidade recebeu novos enfermeiros em novembro de 2017. Porém, por conta do alto número de atestados os existe um desfalque nas equipes de atendimento.

O SindEnfermeiro está averiguando todas as denúncias e fará outra visita à UPA para ouvir também os enfermeiros. Buscaremos junto com os trabalhadores e com a gestão, encontrar uma saída para essa situação.

Lutar por condições de trabalho dignas e pela valorização dos enfermeiros é uma bandeira pela qual o SindEnfermeiro jamais deixará de lutar. Visitas nas unidades de saúde e apuração de denúncias são algumas das ações que a atual gestão sindicato vem desenvolvendo.

Enfermagem, a conquista é sua, a luta é nossa!