PL que expande o modelo de gestão do IHBDF é aprovado pela CLDF

Publicada em 25 de janeiro de 2019

O Projeto de Lei 01/2019 – “PL da Extinção”, que expande o modelo de gestão do Instituto Hospital de Base (IHBDF) para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) acompanhou a votação nessa quinta-feira (24).

O texto apresentado pelo Executivo prevê a mudança no nome do IHBDF para Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), e a expansão do modelo de gestão para todas as UPAs e HRSM.

Antes de ser aprovado em tempo recorde pelo plenário da Casa, o PL foi votado e aprovado nas comissões de Educação Saúde e Cultura (CESC), de Assuntos Sociais (CAS), de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), Constituição e Justiça (CCJ). O relator da CESC, o deputado da saúde, Jorge Vianna, apresentou relatório contrário ao projeto, no entanto, a maioria dos deputados discordou do parecer apresentado por Vianna.

Mesmo com pareceres do Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) indicando que o projeto deveria ser tirado de pauta para maior discussão e apreciação, o PL 01/2019 foi aprovado em tempo recorde pelos parlamentares.

“Sei que perdemos uma batalha, mas ainda temos uma guerra para enfrentar e estando juntos que teremos mais chances. Agora vamos traçar estratégias e vamos estar coesos. Tenho orgulho de ser enfermeira, de ser servidora e ontem me orgulhei ver toda a categoria unida em defesa da saúde pública do DF!”, ressalta a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio.

Confira os deputados que votaram a favor e contra ao projeto de lei:

Agaciel Maia  – ausente

Roosevelt Vilela – sim
Telma Rufino – sim
Valdelino Barcelos – sim

14 deputados votaram pela aprovação do PL, oito deputados foram contrários à aprovação e dois estavam ausentes.