Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

CLDF tira de pauta PL do Piso da Rede privada para análise

Publicada em 20 de fevereiro de 2019

Os deputados tiram de pauta o Projeto de Lei 1.921/2018, que cria um piso salarial para enfermeiros da rede privada. Por conta de acordo de derrubada de vetos em blocos, os parlamentares que são a favor do PL decidiram tirar o texto da pauta para que ele fosse analisado de maneira mais detalhada e que os outros deputados fossem sensibilizados a respeito do mérito do projeto.

Em 2018, o PL do Piso Salarial, como ficou conhecido o projeto, foi aprovado pela Câmara Legislativa, mas, no entanto, o ex-governador Rodrigo Rollemberg vetou o texto. O projeto busca acabar com as injustiças e subsalários contra os enfermeiros da rede privada.  O PL 1921/2018 define a remunerações mínimas para enfermeiros que trabalham 20, 30, 36 e 44 horas semanais.

“O piso salarial já existe em outros estados. Muitas vezes os salários pagos na rede privada não pagam os gastos que os profissionais tiveram durante a sua formação. E na maioria dos casos, os trabalhadores se desdobram em dois, três empregos diferentes para garantirem condições mínimas para sobreviver”, aponta a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio.

Para Dayse, com salários melhores os profissionais podem buscar mais especializações e melhorar as condições de trabalho, o que refletirá diretamente na qualidade da assistência.

O SindEnfermeiro-DF está realizando um trabalho de sensibilização com cada um dos parlamentares sobre a importância do projeto e do impacto da sub-valorização dos profissionais da enfermagem na qualidade da assistência das pessoas que estão sendo atendidas na rede privada. Não mediremos esforços para que todos os profissionais de enfermagem tenham condições dignas para exercer suas funções.