SindEnfermeiro participa de celebração aos 10 anos da Casa de Parto de São Sebastião

Publicada em 29 de março de 2019

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, Dayse Amarílio, esteve presente na última quinta (28), na Casa de Parto de São Sebastião – onde foram realizadas as comemorações do aniversário da unidade, que completou 10 anos de funcionamento.

Também esteve presente o administrador regional da cidade, Alan Valim, além do Conselho de Saúde Regional, membros da área técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras do Distrito Federal (ABENFO-DF), e do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN-DF).

A Casa de Parto de São Sebastião é considerada referência no atendimento humanizado a gestantes, realizando 3537 partos nos últimos 10 anos – dando prioridade ao uso mínimo de intervenções cirúrgicas, e o fortalecimento do papel do enfermeiro obstetra na realização dos procedimentos.

Para a presidente do SindEnfermeiro, a Casa de Parto é um símbolo da luta que os profissionais de enfermagem travam há décadas para fortalecer a importância de seu trabalho. “É muito importante que as experiências exitosas sejam destacadas, especialmente nesse momento de empoderamento da enfermagem.

Dayse ressalta, ainda, a importância de sensibilizar o Governo do Distrito Federal no sentido de fortalecer e ampliar o modelo dos centros de parto, de forma regionalizada. “É preciso que se faça compreender que essa abordagem prioriza, sobretudo, a acessibilidade e a humanização do atendimento, reduzindo assim as taxas de mortalidade materna e infantil.”