SindEnfermeiro vai a Brazlândia apurar irregularidades na emergência pediátrica do HRBz

Publicada em 4 de abril de 2019

Na tarde da última quarta (03), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro –DF) esteve no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz), para averiguar denúncias de irregularidades na emergência pediátrica da unidade – que vem sofrendo com o déficit de recursos humanos, inclusive enfermeiros, além da superlotação.

Durante a visita, a presidente do sindicato, Dayse Amarílio, e o diretor-executivo, Tarcísio Faria visitaram os leitos da ala pediátrica, que comporta até 12 pacientes. No entanto, o último plantão havia registrado 28 crianças na unidade – e chegou a comportar 40 no plantão anterior. Além disso, por conta da superlotação, muitos dos pacientes estavam acomodados em berços inadequados, bancos e até mesmo em bebês-conforto para carros.

Também foi constatado, de acordo com os últimos registros do livro de enfermagem, que os técnicos vêm cumprindo escalas sem a supervisão de um enfermeiro, e que tal prática vem se tornando rotina por conta do déficit de pessoal – o que é proibido pela Lei nº 7.498/86.

Os profissionais relatam, ainda, que a situação caótica é conhecida por parte da direção do hospital e da superintendência regional. No entanto, pacientes e acompanhantes da unidade, apesar das dificuldades relatadas, elogiaram os esforços da equipe de enfermagem em realizar a assistência.

A direção do sindicato irá notificar os gestores, bem como o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN-DF), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DP-DF), com o intuito de buscar uma solução conjunta para a resolução do estado de calamidade em que a emergência se encontra.

O SindEnfermeiro reforça o seu compromisso de estabelecer não apenas uma relação corporativista com a categoria, mas também de dialogar com a população, buscando compreender seus problemas e sendo parte importante na busca por soluções.