SindEnfermeiro organiza 1º Seminário sobre Saúde do Trabalhador

Publicada em 14 de maio de 2019

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) realizou na última segunda (13), o 1º Seminário sobre Saúde do Trabalhador. A intenção do evento foi compreender a enfermagem como prática social e suas consequências para as relações de trabalho e saúde. O seminário aconteceu no auditório da Sede Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e contou com a presença de enfermeiros, professores e estudantes de enfermagem. Além disso, o evento fez parte da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem.

Estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN-DF), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Diretoria de Enfermagem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, do Comitê Estudantil da ABEn/DF (COEST), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), além dos diretores do SindEnfermeiro, Adriano Limírio e Tarcísio Faria, do secretário-geral, Jorge Henrique e da presidente, Dayse Amarílio.

Durante a primeira parte do evento, os convidados expuseram o papel e a função dos órgãos que estavam representando e também puderam escutar dos participantes como é a realidade dos trabalhadores de enfermagem. Durante a tarde foram levantados aspectos da realidade dos trabalhadores e como eles afetavam a saúde do trabalhador, além da organização de grupos de trabalho para elaborarem um plano de estratégia que promova a saúde do trabalhador. O plano de intervenção foi feito em conjunto com os trabalhadores, CEREST, SindEnfermeiro e as demais entidades que participaram do seminário.