Enfermeiros recebem homenagem da Câmara Legislativa

Publicada em 22 de maio de 2019

Enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem foram homenageados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na última segunda (20), em sessão solene proposta pelo deputado distrital Jorge Vianna.  A solenidade aconteceu em função do Dia do Enfermeiro e do Auxiliar e Técnico em Enfermagem – celebrados em 12 e 20 de maio respectivamente.

A cerimônia contou com a presença dos representantes do  SindEnfermeiro, Sindate, COREN, Secretaria de Saúde e da rede privada. Quase mil pessoas estiveram presentes no evento, que lotou o auditório da Câmara Legislativa.

Ao todo, mais de 400 profissionais receberam moção de louvor pelos serviços prestados à população e à Saúde do Distrito Federal. A solenidade também foi pautada por discursos que chamaram a atenção sobre as condições de trabalho das categorias e sobre o tema central da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, “os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”

Dayse Amarílio, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) lembrou dos desafios que a enfermagem enfrenta, do desmonte que o Sistema Único de Saúde (SUS) está passando e sobre a importância de valorização da enfermagem. “Se a gestão entendesse o valor da enfermagem, colocaria esse profissional em posições estratégicas com valorização e autonomia e não teríamos que implorar pelas 30 horas, por um piso salarial, por exemplo”, ressaltou a Dayse.

A presidente do SindEnfermeiro ressaltou a importância dos profissionais da enfermagem usarem a enfermagem como ciência e através do conhecimento ganharem espaço e ocuparem posições de poder.

“A saúde só vai melhorar quando nós enxergarmos o nosso papel e a necessidade de elegermos parlamentares que representem a nossa categoria e pensem realmente na necessidade do fortalecimento do SUS para acesso de quem realmente mais precisa”, completou.

Cidadãos honorários e lançamento de livro

Durante o evento, o técnico em enfermagem João Cardoso e a enfermeira Onã Silva, receberam o certificado de cidadão honorário de Brasília, tendo em vista a relação que os dois têm com a capital do Brasil. Onã Silva, que hoje é enfermeira aposentada e poetisa, aproveitou a ocasião para lançar o livro em que conta a história do deputado Jorge Vianna por meio da literatura de cordel.