FUEnf e COFEN se reúnem com Celina Leão para tratar da enfermagem distrital e nacional

Publicada em 24 de maio de 2019

Os representantes da Frente Única da Enfermagem (FUEnf) e do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) estiveram reunidos na tarde da última quinta (23), com a deputada federal Celina Leão (PP-DF), para tratar de demandas da enfermagem distrital e nacional. Entre os pontos abordados na reunião estão o Projeto de Lei 2295/2000 – que trata da jornada de 30 horas demais para os trabalhadores da enfermagem, o PL 459/2015 que dispõe sobre o piso salarial nacional para a enfermagem, a Lei do Descanso, os cursos de enfermagem em EAD, e uma pauta importantíssima, a emenda que trata da aposentadoria especial para os profissionais de enfermagem – caso a Reforma da Previdência seja provada.

A deputada se comprometeu em fazer uma mobilização com as lideranças dos partidos para que seja colocado em pauta o PL das 30 horas da enfermagem. O projeto de lei que tramita em caráter de urgência há quase 20 anos, mas ainda não foi apreciado do plenário da Câmara. Entre os outros resultados da reunião com a parlamentar, está à realização de uma audiência pública para debater as graduações em enfermagem à distância e as diretrizes nacionais dos cursos de enfermagem.

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarío, a deputada Celina Leão sempre foi uma defensora da enfermagem desde o seu mandato na Câmara Legislativa. “Nós temos pautas importantíssimas paradas na Câmara dos Deputados, como projetos parados há quase 20 anos. É muito importante termos uma parlamentar sensibilizada com essa causa, pois isso não valoriza apenas a categoria, mas pensa na acessibilidade e no impacto à assistência da população”, afirma.