SindEnfermeiro participa de evento sobre enfermagem no TST

Publicada em 30 de maio de 2019

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, participou na manhã da última quarta (29),  do IV Encontro de Enfermagem do Poder Judiciário e Ministério Público, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O evento contou com a presença do Ministro Presidente do TST, João Batista Brito Pereira, da secretária de saúde do TST, Esterlina Araújo e representantes do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e com participantes de todo o Brasil.  O tema central do encontro foi os desafios da enfermagem na promoção da saúde diante as atuais perspectivas trabalhistas.

Além de participar da mesa de abertura, Dayse Amarílio esteve à frente da mesa redonda sobre “Terceirização dos Serviços de Enfermagem nos Órgãos Públicos”. Durante sua fala, a presidente apresentou o panorama nacional e distrital da terceirização da enfermagem, os resultados que a reforma trabalhista – aprovada no Governo Temer, para a classe e a experiência catastrófica da implantação das Organizações de Saúde (OSs) no Distrito Federal, eu nas palavras de Dayse “foram verdadeiros cavalos de Tróia”.

Para Dayse, o evento foi uma experiência muito boa e a programação muito pertinente, uma vez que os participantes puderam falar sobre a experiência das terceirizações em seus estados. “É triste ter escutado como as terceirizações, a não valorização da categoria e não obediência a nossas legislações de classe, como fato de serviços de enfermagem funcionarem sem a presença de um enfermeiro responsável também acontecem dentro do judiciário”, comentou.

“É extremamente urgente a união das entidades representativas, ocupação de espaços de decisão e crescer em conhecimento como categoria”, finalizou.