SindEnfermeiro marca presença na 10ª Conferência Distrital de Saúde

Publicada em 7 de junho de 2019

Representando o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), o diretor executivo Márcio da Mata, participou da 10ª Conferência Distrital de Saúde. O evento aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho os rumos da saúde pública do DF, a partir de propostas elaboradas nas conferências regionais de Saúde, realizadas durante o mês de abril, com a finalidade de melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante os dias de evento, os participantes ouviram palestras sobre saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento adequado e suficiente para a saúde pública. Além disso, foram formados grupos de trabalho para elaborar proposta que serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde (CNS) e houve também a escolha dos delegados que irão participar da 16ª CNS, que acontecerá em agosto.

“O SindEnfermeiro tem uma cadeira de conselheiro distrital de saúde, representado por mim neste momento, e nós representamos o seguimento dos trabalhadores nessa conferencia. A intenção é trazer toda a tônica da saúde, todo o assunto que envolvem as dificuldades e os desafios atuais da saúde, para um ambiente amplo de discussão que compõe os gestores, os trabalhadores e os usuários do sistema de saúde”, afirmou Márcio da Mata.

De acordo com ele, a finalidade do evento é debater e propor ações que possam se tornar políticas públicas de saúde. “A partir daqui nós vamos construir um relatório final, que será encaminhado para a Conferência Nacional por intermédio dos delegados que foram eleitos. A intenção que eles – os delegados – apresentem as ações na CNS e que sejam articuladas com políticas públicas de saúde a nível nacional”, completou.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá em Brasília dos dias 4 a 7 de agosto. O tema desse ano será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento contará com os conselhos regionais de saúde e debaterá ações que possam se tornar políticas públicas de saúde.