Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Dia Mundial do Doador de Sangue

Publicada em 14 de junho de 2019

Você sabia que apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente? E você sabia também que uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas?

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue – data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma forma de homenagem e de conscientização para a causa, em 2014. E o SindEnfermeiro-DF vem alertar sobre a importância desse gesto simples, mas que pode mudar a realidade de muitas pessoas!

As transfusões de sangue e de seus componentes são fundamentais para salvar milhares de vidas diariamente. Além disso, proporciona uma melhor qualidade de vida a pessoas com enfermidades potencialmente letais, como a leucemia – e permite a realização de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

 

Os bancos de sangue estão precisando de todos os tipos sanguíneos – e para doar, é necessário cumprir apenas alguns requisitos básicos, como:

 

– Ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou responsável legal. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);

– Pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal maior ou igual a 18,5;

– Não estar em uso de medicamentos controlados;

– Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis;

– Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar alimentos gordurosos e não fumar 2 horas antes da doação.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) disponibiliza, de segunda à sexta, transporte gratuito partindo da Rodoviária do Plano Piloto para a instituição, de hora em hora, entre as 8h e 17h. Outras informações sobre recomendações e agendamento podem ser encontradas no site: www.fhb.df.gov.br.

Doar sangue é um ato de amor. Ajude a salvar vidas!