SindEnfermeiro participa de assembleia no ICDF para discutir pagamento do 13º salário a funcionários

Publicada em 19 de junho de 2019

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou, nesta terça (18), de assembleia que aconteceu no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) para tratar do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos funcionários em 2019.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, esteve presente no encontro, que também contou com o departamento jurídico do sindicato, membros do departamento de Recursos Humanos e da Direção do ICDF, além do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem do Distrito Federal (SINDATE-DF).

A reunião foi convocada pelo ICDF para discutir as estratégias e caminhos que podem ser tomados para a viabilização dos pagamentos. O parcelamento do 13º salário dos profissionais está respaldado pela cláusula 43 da Convenção Coletiva de Trabalho do instituto.

Dificuldades financeiras

A proposta surgiu por conta das dificuldades financeiras que o instituto vem passando desde o último governo, já que existe um atraso no repasse dos contratos feitos com a Secretaria de Saúde. A direção deixou claro o momento difícil que o ICDF vivencia e os trabalhadores aceitaram o parcelamento da primeira parte.

A direção do SindEnfermeiro levou à categoria os problemas apontados pelo instituto e ressaltou a sensibilidade da instituição em tentar um diálogo com os trabalhadores. “Não é ideal que aconteça o parcelamento, mas foi muito importante a atitude o ICDF em acionar os representantes dos trabalhadores para participarem de forma ativa das negociações”, afirmou Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro.

Durante sua fala, a presidente ressaltou “a importância das instituições privadas abrirem espaço para que os sindicatos conversem com os trabalhadores e construam inclusive um plano de ação conjunta de melhorias, não só em relação à pecúnias, mas também em relação as condições de trabalho e escalas”.

A instituição entrou em acordo com os trabalhadores e com os sindicatos após votação unânime – no que diz respeito aos enfermeiros, determinando que o pagamento da primeira parcela deverá ser feito até o dia 20 de setembro deste ano, e a segunda, até o dia 20 de novembro.